A Prodemge desenvolveu para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) o Sistema Gestão e Administração para Contratação de Pessoal Temporário (Siagepe), que é a nova versão do antigo sistema de Processo e Designação. A ferramenta tem o objetivo de automatizar os processos para convocação de professores e contratação temporária de profissionais da Rede Estadual de Ensino, e já está em funcionamento desde o começo deste ano para as inscrições do quadro administrativo, do quadro de magistério e para escolha de vagas on-line.

Toda parte de configuração e preparação das informações para abertura do sistema, conforme calendário operacional da SEE-MG, antes era feita de forma manual na antiga ferramenta - Designação. Agora, com a implementação do novo sistema, todos os processos estão automatizados e em funcionamento desde o fim de setembro do ano passado. Além disso, com um novo design, adaptado para dispositivos móveis e novas funcionalidades, o Siagepe tem sido bastante elogiado pelos gestores de educação pela transparência.

Segundo o superintendente de Gestão de Pessoas da SEE-MG, Tarcísio Monteiro, era necessário enviar os arquivos para os desenvolvedores da Prodemge para alimentação do sistema. “Agora, todo o processo está automatizado e nós mesmos podemos subir os arquivos”, explicou.

Já a assessora da Diretoria de Gestão de Pessoal do Educacional da SEE-MG, Carolina Dias, complementou que “todo processo ficou mais transparente para os candidatos e, pelo Siagepe, é possível acompanhar o processo de inscrição do início ao fim”. Ela ainda contou que a experiência do usuário foi aprimorada: “Na versão antiga, as cores utilizadas deixavam a gente um pouco perdida. Agora está bem melhor”.

Inovações

O desenvolvimento do Siagepe iniciou no segundo semestre de 2021, com entregas quinzenais. No ano seguinte, as inscrições foram realizadas de forma integrada com o novo sistema. No último trimestre de 2023, o sistema estava desenvolvido e pronto para utilização. Todos os processos foram concluídos com sucesso em fevereiro deste ano. O time de desenvolvedores da Prodemge trabalhou para melhorar a experiência e a usabilidade, além de tornar o processo mais célere e transparente.

“As novas interfaces do sistema, com os processos centralizados, vão levar aos cidadãos mineiros informações mais precisas e mais facilidade para acompanhar uma oportunidade de emprego temporário nas escolas e nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE)”, explicou o scrum master do projeto pela Prodemge, Alan de Oliveira Baptista (GEF).

Ele ainda detalhou que, com a implementação do Siagepe, “o gestor da Secretaria de Estado de Educação, que é o nosso cliente, passou a ter autonomia para gerir seu processo, reduzindo o tempo de resposta e facilitando o cumprimento de prazos determinados em resolução”.

Outro benefício que o sistema proporciona a melhoria da eficiência na contratação de professores, o que, por sua vez, possibilitará aos alunos atendimento mais rápido, reduzindo o período sem aulas, porque todo o processo para contratação de servidores é realizado via sistema.

Segundo a gerente de Sistemas Financeiros e de Recursos Humanos da Educação da Prodemge, Edna Viana, “uma parte em destaque do SIAGEPE foi o desenvolvimento do painel gerencial, em que é possível gerir, de forma automatizada, todo calendário dos processos de contratação de pessoal temporário da Superintendência de Gestão de Pessoas da SEE-MG, por exemplo”.

Edna ainda detalha que “a abertura e fechamento do sistema, conforme o cronograma da SEE-MG, é configurado por meio do painel gerencial e não é necessário criar uma requisição de mudança (RDM), bem como para upload de arquivos, nem quaisquer outras configurações para alimentação do sistema”, contou.

O Time

O time de desenvolvimento do projeto atua na sustentação de cinco sistemas de Recurso Humanos da SEE-MG e, em paralelo, passou a desenvolver novas versões. O Siagepe foi a evolução de três desses sistemas e trouxe, entre outros ganhos já apresentados, a economia em infraestrutura.

O time Prodemge da Gerência de Sistemas Financeiros e de Recursos Humanos da Educação é composto por Alan Oliveira Baptista (scrum master), Adriana Fátima Nunes Fioravante (requisitos), Luiz Henrique de Paula Froes (líder técnico), Eldivan Garcia de Farias (backend), Jeferson Ferreira (backend), Hemílio Lauro de Araújo Melo (backend), Matheus Filipe Pedroso Alves (frontend) e Maria Cristina Rabelo Carvalho (UX/Design), ), Rafael Francisco Espinola Desidério (arquiteto), Mirian Aparecida Pereira (agile couch) e Tatiana Pauline Fernandes (estagiária).

Além deles, vale ressaltar a participação ativa de várias outras pessoas, entre elas, Wendell Marciano Simões de Souza (devops), Wagner de Oliveira Martins (segurança), Hudson Nogueira de Oliveira (arquitetura corporativa) e Vinícius Peixoto (ambientes operacionais).

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web